Olá, somos o CMT!

O Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Maranhão (antigo CEMA da Vila Palmeira), deu origem do Colégio Militar Tiradentes-I. A partir daí, implantou-se o Ensino Fundamental Menor - do 1° ao 4° ano e do 6° ao 9° ano, no turno matutino, e o 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio, no turno vespertino.

alunos matriculados

no Ensino Fundamental

no Ensino Médio

Primeiro Colégio Militar

Rio de Janeiro, 1889

O primeiro Colégio Militar no Brasil nasceu, oficialmente, do Decreto Imperial N° 10202, de 09 de março de 1889, com o nome de Imperial Colégio Militar da Corte (atualmente, o tradicional Colégio Militar do Rio de Janeiro). Tornou-se realidade o sonho de Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) e do Marquês de Herval (Manoel Luís Osório), a criação de um Colégio destinado aos órfãos de militares tombados nos campos de batalha da Guerra do Paraguai. O empreendimento contou com o apoio incansável de Tomás José Coelho de Almeida, ministro da Pasta da Guerra na época. A visão de estadista e educador militar de Duque de Caxias, que recebeu, na historiografia clássica, o título de Patrono do Exército Brasileiro, daria origem a outros estabelecimentos congêneres.

Primeiro Colégio Militar no Maranhão

Assim como o Duque de Caxias, o Senhor Coronel Antônio Pinheiro Filho - Comandante Geral da PMMA à época vislumbrou a criação de um colégio militar que pudesse atender com educação de qualidade os dependentes dos policiais militares, para tanto, designou o Major QOPM José Ribamar Costa para planejar e implantar a escola. De posse da missão, organizou sua equipe formada pelo Cap. QOPM Pedro Augusto Lima Brandão, Subtenente Cleres de Sousa Andrade e Sargentos Denilson de Jesus de Abreu e SGTPM Tânia Regina de Araújo Ribeiro. Em 28 de novembro de 2006, foi criado o primeiro colégio militar no Estado do Maranhão, o Colégio Militar Tiradentes-I, no município de São Luís, localizado no Bairro da Vila Palmeira, próximo ao DETRAN, sob a Direção Geral do então Major QOPM José de Ribamar Costa e do Diretor Adjunto Cap. Pedro Augusto Lima Brandão. O excelente desempenho da escola promoveu a origem, no ano de 2010, do Colégio Militar Tiradentes-II, em Imperatriz; em 2012, do Colégio Militar Tiradentes-III, em Bacabal; em 2016, do Colégio Militar Tiradentes-IV, em Caxias e, em 2017, do Colégio Militar Tiradentes-V, em Timon e do Colégio Militar Tiradentes IV em São José de Ribamar, no bairro do Parque Vitória, em parceria com o município. Os Colégios Militares, ao serem implantados, absorvem toda a estrutura das antigas escolas.

Possuindo uma estrutura administrativa diferente das demais escolas públicas e particulares, uma vez que segue o organograma das instituições militares (colégios militares), o CMT é coordenado pela Diretoria de Ensino da PMMA, trabalhando também em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, através da sua Unidade Regional de Educação-URE.

Passados sete anos de sua criação e implantação os gestores do Colégio Militar Tiradentes-I foram em busca de uma nova sede que pudesse atender a demanda de ampliação de novas turmas e salas administrativas para continuar a oferecer um ensino de qualidade. Após várias tentativas junto à Secretaria de Educação do Estado, foi que em 2014 conseguimos a transferência da escola da Rua do CEMA para o prédio localizado no antigo COLUN na rua do Arame no mesmo bairro Vila Palmeira. A estrutura conta com 23 salas de aula, 01 sala de multimeios, laboratórios de matemática e ciências, auditório, refeitório, pátio interno para formatura.

Atualmente, o colégio possui 1400 alunos matriculados, sendo 680 alunos no Ensino Fundamental, funcionando no turno matutino e 720 alunos no Ensino Médio, funcionando no turno vespertino. A Direção Geral está a cargo do Tenente Coronel Pedro Augusto Lima Brandão, a Direção Adjunta pelo Major Jorge Ricardo Alves Bezerra, a Direção Pedagógica coordenada pelas professoras Yêda Sá Malta e Núbia Gomes Azevedo, a Direção Administrativa pelo Cap. QOAPM José Engracio Lima e a Companhia de Alunos do Ensino Fundamental pelo Tenente. QOAPM Eider de Jesus Lima Santos e a do Ensino Médio pelo Capitão QOAPM Denilson de Jesus Abreu.

Nossa bandeira e o
simbolismo de suas cores

As três cores de nossa bandeira encerram um simbolismo profundo em sua integração. O vermelho, matiz “quente” segundo a nomenclatura das artes, cor do sangue e das brasas, representa a luta: o esforço indispensável a cada ser humano em geral, e a cada aluno do CMT em particular, para superar obstáculos, vencer limitações e configurar-se a um ideal de cultura e ação nos mundos acadêmico, profissional e social.

Por sua vez, o azul, cor do céu que cobre a ilimitada variedade do mundo, representa a harmonia, ou seja, a tensão positiva entre os opostos, capaz de gerar beleza e engendrar crescimento e prosperidade. É o ideal do CMT de proporcionar a cada aluno, professor e funcionário um ambiente onde as tendências e valores como disciplina, respeito e organização complementem-se para o sucesso de todos.

Entre as duas cores, como síntese e objetivo, está o branco, união sublime de todas as cores, simbolizando a paz, fundamento de qualquer realização, meta de todo espírito nobre e, consequentemente, de todo aluno do CMT.