Como ingressar

Anualmente o Colégio Militar Tiradentes realiza processo seletivo para ingresso de novos alunos. É realizado através de concurso de admissão do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.

As vagas são distribuidas na proporção de 50% para os dependentes legais dos policiais militares e outro 50% destinados a comunidade em geral.

As provas são de multipa escolha sendo 20 questões de língua portuguesa e 20 questões de matemática.

Patrono

Colégio Militar Tiradentes recebe este nome em homenagem ao alferes José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes que foi um dentista e militar que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

Visão

Ser uma escola de Educação Básica de referencia estadual garantindo um ensino integral de qualidade e valorizando a ética e as ações inovadoras em prol do corpo discente.

Missão

Garantir um ensino de excelência aos dependentes de policiais militares e comunidade em geral através de ações éticas, inovadoras e efetivas.O Colégio Militar Tiradentes em sua ação educacional desenvolve segundo valores, costumes e tradições militares as seguintes metas:

a. Permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de atuação no futuro;

b. Desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os e preparando-os para refletir e compreender os fenômenos e não, meramente, memorizá-los;

c. Estimular a saudável prática de atividade física, buscando o desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte

Nossa História

Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, criado pela Lei nº 8.509 de 28/11/06, localizado a Rua do CEMA, s/nº no bairro da Vila Palmeira na cidade de São Luís - MA, conveniado com a SEDUC, é um dos órgãos de ensino da Polícia Militar do Maranhão e tem como missão educar dependentes de policiais militares e da comunidade em geral, tendo por objetivo ministrar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio de 1ª a 3ª séries, que hoje se enquadram nos níveis qualificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), como Educação Básica. Os pais que optam pelo colégio militar para realizar a educação de seus filhos desejam que estes absorvam a cultura, a tradição, e o modo de fazer e de agir de um ambiente hierarquizado e disciplinado.

As atividades da nova escola da Polícia Militar do Maranhão iniciaram-se em janeiro de 2007 sob a Direção Geral do Major José de Ribamar Costa. O Colégio Militar Tiradentes rege-se pela disciplina fundamentada no autoconhecimento, na conscientização, na expansão dos próprios limites como fator de crescimento pessoal, valorização dos princípios éticos, do bem-estar físico e mental, com ênfase não somente ao lazer, mas principalmente, ao condicionamento físico e as práticas desportivas.

O Colégio Militar Tiradentes possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular do estado do Maranhão, seguindo as diretrizes das Polícias Militares ou Forças Armadas, assim como, outros Colégios Militares da Federação, sem com isso, modificar o programa de disciplinas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação(SEDUC).

Esta Instituição de ensino busca atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Regimento Escolar dos Estabelecimentos de Ensino da Rede oficial do Estado do Maranhão e todas as orientações repassadas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, através do convênio feito com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC.

INSCRIÇÕES DE 04 Á 16/12/2017

Edital 2018 ins abertas  locais resultado